VIVER NUM PERSISTENTE ESTADO DE MEDO…

Os sintomas físicos são imediatamente reconhecidos, ainda que psicologicamente não o sejam, mas o facto é que milhões no mundo inteiro vivem em permanente estado de ansiedade

O ritmo de vida cada vez mais acelerado, o aces­so fácil à informação, a imprevisibilidade resultante do atual contexto pandémico, aliados às experiências pessoais – como por exemplo, mudan­ças na família, perdas de rendi­mentos, etc. – funcionam como gatilhos para os transtornos de ansiedade. É cada vez maior o número de pessoas que se vêm incapazes de lidar com os de­safios do quotidiano, e que aca­bam, desta forma, por desenvolver um quadro de ansiedade. Falamos aqui, não da ansiedade considerada “normal”, isto é, aquela desencadeada por cir­cunstâncias bem identificadas, como um desafio ou uma situa­ção de perigo, mas, sim, de um persistente estado de medo – as pessoas vivem na iminência de que algo de mal lhes irá aconte­cer – mesmo em situações em que não se justifique.

A ANSIEDADE

É uma res­posta emocional natural a situa­ções específicas do quotidiano, caraterizada por sentimentos de tensão, preocupação e insegu­rança, acompanhados por altera­ções físicas, como o aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, tremores e tonturas.

PROBLEMA DE SAÚDE

Passa a tratar-se de um problema, normalmente, quando uma pes­soa perde a capacidade de gerir as suas emoções. O medo e a inse­gurança tornam-se persistentes e acabam, deste modo, por interfe­rir negativamente no desenvolvi­mento das atividades diárias.

Estima-se que, atualmente, cerca de 264 milhões de pessoas, no mun­do, enfrentam este problema. Ho­mens, mulheres, jovens e crianças, lidam com este mal, que lhes pro­voca sofrimento físico e emocional.

DICAS PARA VENCER A ANSIEDADE:

1.     RESPEITE AS SUAS LIMITAÇÕES: É fundamental conhecer-se a si próprio.

2.     PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS: Os exercícios são uma ótima forma de aliviar a tensão e manter a mente focada nos objetivos.

3.     DEDIQUE TEMPO A ATIVIDADES QUE LHE PROPORCIONEM PRAZER: Leia um livro, ouça música relaxante, esteja com amigos e familiares.

4.     VIVA O PRESENTE: Reveja as suas prioridades e não se afunde em preocupações com o futuro.

5.     ACEITE A FALTA DE CONTROLO: Entenda as suas limitações e não tente controlar situações que estejam além da sua capacidade de resolução.

 

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal