“Só conseguia ficar fechada em quartos escuros”

“Os meus problemas começaram com uma grande depressão que tive, que geraram muitas dificuldades no meu trabalho. Eu, que era cabeleireira, tinha de deixar as funcionárias a trabalharem sozinhas, pois só conseguia ficar fechada em quartos escuros, sempre à base de medicação. Como me isolava e estava sempre fechada em casa, o cabeleireiro começou a passar por dificuldades.

Eu que antes era uma pessoa muito ativa e trabalhadora, fazendo muitas horas, agora via-me debilitada e fechada num quarto. Pensei muitas vezes no suicídio e ouvia vozes que me diziam para acabar logo com aquilo. Várias vezes olhei para as facas da cozinha com o desejo de me matar! Tinha muitos problemas de auto estima, era extremamente nervosa e, segundo os médicos, teria de tomar medicamentos para o resto da vida.”

“Havia muitas brigas no meu casamento e, para além de tudo isso, a minha filha era muito nervosa e ao meu filho foi diagnosticada artrite reumatóide, ele que era futebolista e que assim não poderia mais jogar.

Quando conheci o Centro de Ajuda, vi naquele lugar uma esperança de mudança e, logo nos primeiros dias, deixei de tomar a medicação. Aos poucos, fui-me libertando da depressão, voltei a trabalhar e hoje sou uma pessoa ativa novamente. O meu filho foi curado, a minha filha é calma e o meu casamento abençoado. Hoje, há paz na minha família!”

Maria Teresa Carriço