Setembro Amarelo, mas um amarelo vivo!

Foi no passado domingo, dia 10 de Setembro, que se assinalou o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que desde de 2013 foi colocado no calendário internacional, para alertar sobre a saúde mental e movimentar o mundo e sociedade no geral a ter um olhar mais atento com relação a este tema.

Veja que é uma campanha recente, de um problema que já afeta a humanidade há centenas de anos, prova de que ainda hoje é um tema tabu, que muitos preferem não falar sobre, não sabem como ajudar quem sofre com problemas de saúde mental, fragilizados pela depressão, pela rejeição, por um trauma, por uma perda ou por uma crise emocional devido a problemas pessoais, financeiros, familiares.

Anteriormente pensava-se que o suicídio afetava maioritariamente a faixa etária idosa, principalmente o género masculino, mas dados de estatísticas recentes provam que afeta as várias faixas etárias e géneros.

O suicídio é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das principais causas de morte em todo o mundo. Morrem desta forma quase 800 mil pessoas todos os anos. Feitas as contas, corresponde a cerca de um suicídio a cada 40 segundos. Em Portugal, matam-se, pelo menos, três pessoas por dia, mas o número pode ser superior. As estatísticas são da Ordem dos Psicólogos.

Informar-se para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está a pensar em se matar e assim possa ajudar, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico ou a um grupo de apoio especializado.

Desesperança, solidão e pessoas em “enorme sofrimento”, são três “vetores” apresentados por Miguel Ricou, presidente do Conselho de Especialidade de Psicologia Clínica e da Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que levam muitas pessoas a pensarem e tentarem o suicídio.

Pensar que muitos cometem ou tentam o suicídio para chamar a atenção da família, é um erro cometido por muitos, que menosprezam a capacidade e intensidade que os pensamentos de suicídio tem sob a vida de uma pessoa fragilizada mentalmente e emocionalmente.

Precisamos ser pró-ativos na luta contra o suicídio e dar toda a atenção a essa pessoa que sofre, por isso neste mês dedicado mundialmente á prevenção do suicídio, o grupo Saindo da Depressão irá realizar neste próximo dia 17 de Setembro ás 9h30 o evento, “VIDA A CORES”, para todos os que sofrem de depressão e distúrbios de saúde mental, e também para todos os que como familiares e amigos destas pessoas precisam de apoio e ajuda.

Para mais informações:

Aceda a saindodadepressao.pt

Contacte-nos:
WhatsApp: +351 910 094 252
apoio@saindodadepressao.pt

 

Fontes:
https://www.setembroamarelo.com/
https://sicnoticias.pt/especiais/saude-mental/2023-09-10-Catastrofico-e-dificil-de-antecipar-tres-pessoas-suicidam-se-em-Portugal-todos-os-dias-94e64800

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.
O nosso apelo hoje é para você procurar a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal

    • Rua Doutor José Espírito Santo, 36
      Porto, Portugal