Quarentena para recuperar da Covid-19 provoca depressão, revela estudo

Fonte de Imagem: cmjornal.pt

70% dos portugueses acusaram sofrimento psicológico.

Mais de metade dos portugueses que estiveram de quarentena a recuperar da Covid sentiu depressão moderada a grave, enquanto 70% acusaram sofrimento psicológico, revela um estudo do Instituto Ricardo Jorge. Entre os doentes que estiveram internados, 92% relataram sintomas de ansiedade moderada a grave e 43% de perturbação de stress pós-traumático.

“Isto vem em linha de conta com o que está a acontecer nos outros países da Europa”, disse Teresa Caldas de Almeida, coordenadora do estudo, que inquiriu 6079 pessoas entre 22 de maio e 14 de agosto.

Entre os profissionais de saúde, 43% dos que trataram doentes Covid foram afetados por ‘burnout’ (exaustão física e emocional). Já entre os restantes profissionais que continuaram a trabalhar, um quarto, em média, acusou ‘burnout’, valor que sobe para 43% nos profissionais de lares e 38% para quem atende o público.

Se estiver a sofrer de depressão, tiver pensamentos autodestrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, procure o Centro de Ajuda mais próximo, pois estamos aqui para ajudá-lo. Ligue-nos para a nossa linha de atendimento gratuito 24h: 218 368 008 ou pelo whatsApp: 918 617 038.

Fonte: cmjornal.pt

Fonte: sapo.pt

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
      Chelas, Lisboa