Quando a depressão é no masculino

Fonte de Imagem: noticiasaominuto.com

Homens e mulheres são diferentes… diferença esta que se regista até quando manifestam doenças, como é o caso da depressão

Estrato social, etnia e, obviamente, o género… não existe ser humano que esteja imune de poder vir a sofrer da doença do século. Neste momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a patologia do foro psicológico, atinja cerca de 350 milhões de pessoas no mundo inteiro.

Tristeza extrema, perda de motivação e do prazer em atividades do dia a dia, para além de mudanças no apetite, dores de cabeça ou problemas digestivos, são alguns dos sintomas emocionais físicos, relatados numa reportagem realizada pela publicação Huffpost. Todavia, a depressão vai muito além destes sintomas – especialmente para os homens, até porque alguns dos sinais de alerta podem não ser tão óbvios.

Os especialistas afirmam ainda que muitos homens podem nem sequer reconhecer ou admitir que sofrem da doença, seja por medo de serem julgados ou por acreditar que os sinais estejam relacionados a outras doenças ou simplesmente a stress ou ansiedade.

Segundo o The Huffington Post, estes são alguns dos sintomas de depressão nos homens: pode parecer raiva; os homens tendem a ficar calados (são mais avessos a procurar ajuda profissional; tendem a minimizar os seus sintomas (muitas vezes por causa do medo de serem julgados ou simplesmente por vergonha); sentem mais cansaço (um dos sintomas mais notórios); diminuição do desejo sexual (a depressão pode alterar a libido e causar disfunção erétil); morte por suicídio (os homens são mais propensos a acabar com a vida em caso de depressão).

Reconhecer que a depressão não é uma condição que desaparece por si só e que certamente não é sinal de fraqueza é uma necessidade e é algo que tem que se tornar cada vez mais real para o sexo masculino. No Centro de Ajuda, esta realidade é levada em conta, já que no leque de pessoas atendidas constam tanto homens, como mulheres. Como tal, se identificou algum dos sintomas na sua vida, não perca mais tempo e procure-nos para um atendimento.  

Fonte: noticiasaominuto.com

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
      Chelas, Lisboa