Pensa Demasiado? Que efeito tem ruminar na depressão?
O hábito de pensar muito tem-lhe prejudicado? Sente-se pressionado ao ter que tomar uma decisão? Se lhe dececionarem ou falharem, tem tendência a procurar um culpado em si? A ruminação é um processo que é associado ao desenvolvimento e manutenção de diferentes perturbações psicológicas, tais como depressão e ansiedade. Este processo consiste num padrão repetitivo de pensamentos negativos auto focados. A ruminação tem sido associada a défices no controlo executivo que interferem na capacidade de inibição da informação emocional. A ruminação tem sido amplamente estudada no campo de vulnerabilidade cognitiva para a depressão. Segundo a teoria dos estilos de resposta (Nolen-Hoeksema, 1987) a ruminação tem um papel crucial no desenvolvimento e manutenção do humor depressivo.
Num primeiro momento, pode parecer que a ruminação é necessariamente má. No entanto, precisamos ruminar para, de fato, resolver alguns problemas. Pensar recorrentemente sobre um problema pode ser bom, desde que isso não afete o bem-estar do indivíduo. Vamos dar-lhe algumas dicas de como lidar com a ruminação, hábito de pensar demasiado:
1 Avalie as vantagens e desvantagens de continuar a pensar sobre um assunto.
2 Identifique pensamentos gatilho e substitua-os por pensamentos construtivos.
3 Reconheça quando é necessário procurar ajuda e faça mudanças positivas.
Outras dicas são importantes, mas acima de tudo identificar que precisa de ajuda e procurar mudar é o mais importante. E para lhe ajudar e dar apoio emocional temos o grupo Saindo da Depressão, que dispõe de colaboradores capacitados que lhe darão todos o apoio que precisa gratuitamente.