O uso excessivo da internet e as suas consequências
Que a internet veio para facilitar a comunicação e melhorar a vida das pessoas, isso é indiscutível. O problema está no seu uso desenfreado.
Sabemos que todo o excesso é, de alguma forma, prejudicial. E os efeitos negativos do uso excessivo da internet são muitos. Desde o stresse causado pela sobrecarga de informações, até problemas físicos, emocionais e sociais. Lesões nas mãos, braços e ombros, problemas na coluna cervical e fadiga muscular são alguns dos sintomas físicos mais comuns. O sono também é afetado, o uso dos dispositivos móveis à noite, mantém o cérebro em alerta e estimulado, a luz da tela inibe a produção da hormona do sono. E noites mal dormidas geram uma série de outros problemas, entre eles: mau-humor, irritabilidade, dificuldade de concentração, baixo rendimento nas atividades, reflexos diminuídos e até riscos de acidentes.
Os impactos na saúde mental são muitos, pessoas que passam muito tempo online, têm tendência a serem mais ansiosas. Outros transtornos mentais atingem em grande parte os jovens, que não conseguem lidar com a diferença entre a vida real e o que é visto nas redes sociais, daí surgem problemas como angústia, depressão, automutilação e até mesmo pensamentos suicidas.
Contudo, é importante enfatizar que o problema aqui não é a internet e sim o mau uso dela, pois quando não há controle, perde-se a noção do tempo, e então deixa de ser saudável.
É nesse momento, quando o tempo usado online começa a “roubar” o tempo de coisas importantes na vida, afetando a saúde e os relacionamentos, que algo precisa ser feito, para que não hajam consequências piores. É preciso fazer uma desintoxicação digital e ressignificar o uso da internet.
E para isso, deixamos algumas dicas:
• Desative as notificações, isso vai ajudar a não ficar a olhar o telemóvel cada vez que ouve o som da notificação.
• Estabeleça horários específicos para navegar nas redes sociais, e limite esse tempo.
• Evite o uso noturno, ou pelo menos de uma a duas horas antes de dormir.
• Troque o despertador do telemóvel por um despertador tradicional e deixe o telemóvel fora do quarto, se for possível.
• Não use a internet durante as refeições, principalmente se estiver acompanhado.
• Converse mais, digite menos. Valorize as pessoas, olhe nos olhos.
• Procure entretenimento longe das telas, e aproveite para fazer exercício físico.
E para finalizar, lembre-se, existem coisas que ninguém pode fazer por si, cuidar da sua saúde física e mental é uma delas.