O que tem a depressão a ver com a epilepsia e o AVC?

Diz-se, por hábito, que “o cérebro comanda o corpo” …, mas, será que você sabia que, de facto, ele comanda ao ponto de proporcionar a saúde ou um sem número de doenças?
Recentemente, foi celebrado o Dia Mundial do Cérebro, mas, o que, de facto representa este pequeno, mas complexo órgão, responsável pelo controlo de todo o sistema nervoso humano? Na realidade, o bom funcionamento do cérebro contribui de forma direta para a qualidade de vida humana. Com 86 mil milhões de neurónios, ele comanda atividades como o controlo de ações motoras, a perceção dos estímulos sensoriais e de atividades do domínio neurológico, como a memória e a fala. Para além disso, ele também é responsável pelas emoções e partem dele algumas das doenças que mais afetam a população mundial, como a depressão.

CÉREBRO EM CHEQUE. São chamadas de neurológicas as doenças que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos. E como o sistema nervoso controla diversas funções orgânicas diferentes, os sintomas neurológicos podem incluir todos os tipos de dor e envolver vários tipos de funções: musculares, sensações, sentidos (odor, palato, visão e audição), sono, função e perceção mental.

O cérebro, conhecido como a “caixa-negra” do organismo humano, na verdade, tem autonomia própria, pois regista cada erro e acerto nosso (má alimentação, vício do tabaco, etc.), dando saúde ou inúmeras doenças. A depressão, epilepsia e o acidente vascular cerebral (AVC) fazem parte da extensa lista das doenças neurológicas, que representam um grande problema de saúde da sociedade moderna. A tendência para o aumento destas doenças leva a uma preocupação crescente com a saúde mental em todas as suas vertentes, já que mais de 700 milhões de pessoas, em todo o mundo, vive com uma doença do cérebro.

Fonte: Folha de Portugal

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.
O nosso apelo hoje é para você procurar a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • (+351) 910 094 252

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal

    • Rua Doutor José Espírito Santo, 36
      Lisboa, Portugal