Primeiramente, precisamos considerar que tudo que lhe foi ensinado até agora só será eficaz se colocado em prática, certo? Agora, vamos abordar um outro assunto importante sobre os hábitos.
Já deve ter notado que na atualidade tudo acontece muito rápido. A exemplo disso, por meio da internet, as notícias espalham-se rapidamente no mundo inteiro em poucos segundos.
As pessoas também trouxeram essa “aceleração” para as práticas diárias. Esta é a razão das comidas tipo “fast-food” e pratos prontos congelados serem tão populares. Hoje todos querem praticidade, ninguém quer esperar. Com isso, as pessoas têm se tornado impacientes e imediatistas. Já reparou isso?
Apesar deste comportamento influenciar tanto a todos nós, é preciso ter em mente que há certas coisas que exigem tempo. Repare que, um ser humano inteligente e espetacular, levou 9 meses para que fosse formado no ventre da sua mãe (salvo a exceção de bebés prematuros, que ainda assim tiveram o seu tempo de formação). Outro exemplo é a produção de um belo pão caseiro. Se já fez ou viu fazer, sabe que é necessário dedicar esforço para sovar a massa, trabalhar nela, e em seguida, precisará aguardar o tempo do crescimento do pão, deixar o fermento agir. Respeitar este processo garantirá um maravilhoso pão à mesa!
Transformações duradouras são assim, não acontecem num estalar de dedos. Elas vão requer trabalho, paciência e perseverança. Falamos sobre isso porque não queremos que cometa o erro de desejar uma mudança instantânea com este curso e, principalmente, não coloque essa “pressão” sobre si mesmo.
Existe uma teoria, acerca de mudança de hábitos, que se chama “Teoria dos 21 dias”. Ela defende que um novo hábito se torna parte da vida de uma pessoa quando praticado por 21 dias seguidos. Após este período, ele torna-se algo natural, sem que a pessoa precise fazer muito esforço. Por isso, não desanime se achar que nada está a acontecer. Queremos que olhe para o presente e dê um passo diferente de cada vez. É assim que chegaremos na transformação, com a mudança de hábitos diários e constantes.
Alguém muito importante disse:
“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual.”
Pare agora e faça a si mesmo algumas perguntas:
“Desde que comecei este curso, o que eu consigo perceber em mim que está diferente?”
“Quais atitudes consigo ver em mim que já começaram a ter algumas mudanças?”
Se conseguir identificar mudanças, mesmo que lhe pareçam pequenas, entenda que essas pequenas mudanças valem muito e devem ser comemoradas. Elas são o começo da sua nova história!
Por outro lado, se ainda não consegue identificar mudanças, ou até começou a ver mas parou durante o caminho, não desanime. Nós acreditamos em si, só precisamos fazer alguns pequenos ajustes na sua ótica. Vamos corrigir o que tem faltado, para que passe a observar essas mudanças em si.