Módulo 1

Aula 1 – Entendendo as raízes

Seja bem-vindo ao Workshop Saindo da Depressão!

Estes são alguns dos pensamentos mais comuns de pessoas que vêm buscar a nossa ajuda. Identifica-se com algum deles?

Sabemos que a depressão tem diferentes graus. Talvez para si, realizar tarefas que muitos consideram simples, como: sair da cama, cuidar da lida da casa, tomar banho ou trabalhar, tem sido uma grande dificuldade. Ou talvez continua com as suas atividades normais, mas dentro de si há uma grande tristeza e desmotivação. E muitas pessoas não lhe entendem, certo?

Mas, só de estar aqui e ter aceitado se inscrever neste curso, já é um grande passo e podemos constatar uma grande verdade a seu respeito: É uma pessoa guerreira, corajosa e resiliente!

Sabe como podemos afirmar isso? Porque, apesar de tudo que está a passar, não desistiu de procurar uma forma de mudar a sua vida. Escolheu lutar para vencer o problema que lhe aflige e saiba que não está sozinho nessa luta!

Um grande número dos nossos colaboradores também enfrentou a depressão em algum momento de suas vidas e, assim como aconteceu consigo, recusaram-se a desistir. Então, entendemos perfeitamente o que está a passar, e com certeza não precisará carregar este peso para o resto da sua vida.

Durante o curso, irá aprender como usar a coragem e resiliência que tem para vencer a sua luta. Só pedimos uma coisa – que não desista!

Faça o workshop num ritmo que seja confortável para si, e ao concluir cada módulo, estará a chegar um passo mais perto da sua vitória e superação!

Um homem sábio disse uma vez: “Portanto, corro direto ao alvo, não às cegas. Neste combate eu luto para ganhar.” E esse é o objetivo do nosso workshop – levar-lhe a lutar para ganhar! Isso mesmo! Iremos fornecer-lhe um novo entendimento e uma estratégia de recuperação fácil de seguir, para que possa retomar a sua vida o mais breve possível.

Então, sem mais demoras, vamos começar?

Aula 1

Existem diferentes tipos de depressão, mas todos têm algo em comum. Entram pelo mesmo meio e atacam a mesma parte do ser humano. Para entender melhor como a depressão atua, primeiro precisamos conhecer a constituição de uma pessoa.

Do que é constituído o ser humano?

Todo o Ser Humano é constituído por três partes interligadas. Cada uma tem a sua função específica e quando uma das partes sofre, as outras duas são afetadas também.

O intelecto:

A primeira parte é o intelecto, ou a inteligência, que é a nossa consciência e se manifesta com pensamentos. O intelecto nos habilita a funcionar neste mundo e é responsável por atividades/qualidades como: atenção, conhecimento, raciocínio, resolução de problemas, compreensão, etc. A partir do momento em que nascemos, investe-se muito no desenvolvimento do nosso intelecto.

O emocional:

A segunda parte é o nosso emocional, a nossa essência, que nos fornece sensibilidade e se manifesta por meio das nossas emoções. Ele define a nossa personalidade e nos ajuda a experimentar sentimentos como: alegria, realização pessoal, paz e amor, assim como: tristeza, medo, ansiedade e muitos outros. De todas as três partes, o emocional é o que tende a receber menos cuidado, e por isso sofre mais.

O corpo:

E, por fim, temos a parte que conseguimos logo identificar, que é o corpo. Ele age como um recipiente que carrega os outros dois componentes. Por ser tocado e visto, é o que tende a receber mais cuidado. Para ter uma clara ideia do quanto se cuida do corpo, basta observar como muitos investem em dietas, exercícios físicos, cirurgia plástica e a saúde física em geral.

Veja que, embora cada parte tenha funções diferentes das outras duas, todas estão naturalmente ligadas. Por exemplo, a pessoa não pode sair de casa e levar apenas o corpo e o intelecto, e deixar o seu emocional em casa. Os três fazem parte de uma só pessoa e todos influenciam no nosso bem-estar.

Podemos observar essa ligação em situações do dia a dia. Por exemplo, quando se vê a foto de alguém que gosta muito, o corpo registra a imagem através dos olhos, o intelecto traz lembranças da pessoa, e o emocional sente saudades e afeto. Essa ligação é notável até quando dormimos. Quando se tem um pesadelo, por exemplo, o intelecto elabora a cena, o corpo desperta e grita e o emocional sente susto.

Ao entender esta constituição humana, podemos observar melhor como a depressão atua na vida de alguém.

Por definição simples, a depressão é um transtorno emocional, que altera o humor, e afeta a forma como a pessoa se sente em relação a si própria e às pessoas que a rodeiam. É caracterizado por sentimentos de angústia e tristeza profunda, que acabam por influenciar como a pessoa lida com as atividades diárias, como: dormir, alimentar-se ou trabalhar.

Assim, podemos perceber que a parte mais enfraquecida e afetada é o emocional, e consequentemente, as atividades do corpo são alteradas. Agora que percebemos qual área a depressão ataca, entendemos onde devemos focar o tratamento. Ao longo do curso, irá aprender como fortalecer e tratar o seu emocional para que volte a ser feliz outra vez.

Nenhum bebé nasce depressivo. Mesmo os que nascem com complicações físicas manifestam instintos afiados de sobrevivência e uma forte vontade de viver. A alegria de uma criança é pura e contagiante.

Talvez nem se lembre disso, mas um dia foi esse bebé inocente, cheio de vida, bom ânimo e felicidade. Porém, em algum momento da sua vida, o mal-estar/depressão entrou dentro de si.

Onde é que tudo começou a mudar?

Passou por alguma dificuldade ou trauma como: desemprego, o isolamento durante a pandemia, a morte ou o abandono de um ente querido, rejeição, abuso, divórcio, aborto, ou algo semelhante a estes? E a partir daí nunca mais foi o mesmo?

Reconhecer os fatores externos que desencadearam a sua depressão é importante, porque o tratamento e fortalecimento do seu emocional começará por aí.

Porém, não podemos deixar de apontar que a psiquiatria confirma que a depressão nem sempre tem uma causa razoável. Então, não fique preocupado ou confuso se a sua depressão é inexplicável. O foco não é desvendar o porquê a depressão entrou, e sim, identificar quando entrou e como passou afetar a sua vida, para que possa superar. Então, se para si não há motivos plausíveis, procure responder as seguintes perguntas:

  • Qual foi a última vez que se lembra de ter sido feliz?

  • Qual é a maior dor que carrega dentro de si?

  • Quando foi que perdeu a vontade de fazer as coisas que antes gostava?

  • Se fosse escrever uma nova história, o que mudaria na sua vida?

  • No que evita pensar, porque lhe causa um mal-estar?

CONTINUAR

Exercício Prático

Porquê é importante identificar o ponto de entrada?

Vamos usar esta imagem para entender a importância de identificar o ponto de entrada da depressão. Ao olhar para a casa na foto, logo percebemos que ela está a rachar. Porém, consertar a rachadura exigirá muito mais do que rebocar as paredes e preencher as lacunas. Em poucas palavras, anote o que o dono precisa fazer para resolver o seu problema.

Primeiro precisa identificar a causa da rachadura. Ao conhecer o real motivo do problema, então poderá fazer algo a respeito.

  • Qual é a causa do problema? A raiz da arvore está a por pressão sob a casa.

  • Qual é a solução: Arrancar a raiz e reparar a rachadura. Note que é mais fácil e eficaz resolver o problema do que abandonar a casa. Então, desistir não é solução!

Da mesma forma, só poderá reparar a sua vida quando descobrir a raiz do seu problema! Se não, estará a lutar às cegas, tratará os efeitos superficiais e, por isso, não terá êxito duradouro.

Ao contrário dos pensamentos de desistir (que geralmente alimentam a mente de quem enfrenta a depressão), como pudemos perceber pela imagem, é uma decisão inteligente reparar a casa ao invés de deixá-la. Por isso, lhe garantimos que desistir da sua vida não é uma opção viável! Então, para ajudar-lhe a começar a reagir contra esta “raiz” que está a tentar derrubar a sua casa, temos uma tarefa pessoal para si. Aceita?

CONTINUAR

Tarefa de casa

Esse exercício pessoal é para os corajosos e determinados, porque exige mexer na sua ferida. Mas, como já determinámos no início, se está aqui, é porque tem coragem e garra para lutar. Então, acreditamos totalmente em si! Logo, vamos à tarefa?

Vai escolher um ambiente agradável, que lhe transmita paz e bem-estar e vai avaliar-se. Identifique como a depressão entrou na sua vida. Não foque apenas na superfície. Faça uma retrospetiva e escreva num caderno, tablet, smartphone ou computador o momento que identifica como o ponto de entrada (a raiz) da depressão.

Quando concluir a sua tarefa, clique no botão abaixo (ou use o QR code em cima) para enviar uma mensagem e marcar um atendimento pessoal com um dos nossos colaboradores. Divida com ele(a) o que descobriu. Na sua mensagem, mencione em qual módulo do curso está atualmente

Falar com alguém de confiança pode ajudá-lo a processar melhor os momentos difíceis pelos quais passou. Esse encontro pode ser pessoalmente ou online.

CONTINUAR

Agora que descobriu a “porta de entrada” da depressão, temos uma boa notícia para si. Se existe uma entrada, existe uma saída!

Querido aluno, ninguém escolhe ter depressão, mas pode escolher NÃO conviver mais com ela! E na próxima aula iremos dividir consigo o poder que tem nas suas mãos para confrontar e vencer a depressão! Está preparado?

Copie a palavra-passe abaixo e clique no botão para aceder à próxima aula:

U412Py7i1!AZGaOw$tAjC@#W

Precisa de Ajuda?

Tratamos cada caso de forma isolada, com discrição e de forma gratuita!
Procure-nos e conheça a nossa abordagem para cada tipo de depressão!