Módulo 1
Aula 1 – Entendendo as raízes
Seja bem-vindo ao Workshop Saindo da Depressão!
Estes são alguns dos pensamentos mais comuns de pessoas que vêm buscar a nossa ajuda. Identifica-se com algum deles?
Sabemos que a depressão tem diferentes graus. Talvez para si, realizar tarefas que muitos consideram simples, como: sair da cama, cuidar da lida da casa, tomar banho ou trabalhar, tem sido uma grande dificuldade. Ou talvez continua com as suas atividades normais, mas dentro de si há uma grande tristeza e desmotivação. E muitas pessoas não lhe entendem, certo?
Mas, só de estar aqui e ter aceitado se inscrever neste curso, já é um grande passo e podemos constatar uma grande verdade a seu respeito: É uma pessoa guerreira, corajosa e resiliente!
Sabe como podemos afirmar isso? Porque, apesar de tudo que está a passar, não desistiu de procurar uma forma de mudar a sua vida. Escolheu lutar para vencer o problema que lhe aflige e saiba que não está sozinho nessa luta!
Um grande número dos nossos colaboradores também enfrentou a depressão em algum momento de suas vidas e, assim como aconteceu consigo, recusaram-se a desistir. Então, entendemos perfeitamente o que está a passar, e com certeza não precisará carregar este peso para o resto da sua vida.
Durante o curso, irá aprender como usar a coragem e resiliência que tem para vencer a sua luta. Só pedimos uma coisa – que não desista!
Faça o workshop num ritmo que seja confortável para si, e ao concluir cada módulo, estará a chegar um passo mais perto da sua vitória e superação!
Um homem sábio disse uma vez: “Portanto, corro direto ao alvo, não às cegas. Neste combate eu luto para ganhar.” E esse é o objetivo do nosso workshop – levar-lhe a lutar para ganhar! Isso mesmo! Iremos fornecer-lhe um novo entendimento e uma estratégia de recuperação fácil de seguir, para que possa retomar a sua vida o mais breve possível.
Então, sem mais demoras, vamos começar?
Aula 1
Existem diferentes tipos de depressão, mas todos têm algo em comum. Entram pelo mesmo meio e atacam a mesma parte do ser humano. Para entender melhor como a depressão atua, primeiro precisamos conhecer a constituição de uma pessoa.
Do que é constituído o ser humano?
Todo o Ser Humano é constituído por três partes interligadas. Cada uma tem a sua função específica e quando uma das partes sofre, as outras duas são afetadas também.
O intelecto:
A primeira parte é o intelecto, ou a inteligência, que é a nossa consciência e se manifesta com pensamentos. O intelecto nos habilita a funcionar neste mundo e é responsável por atividades/qualidades como: atenção, conhecimento, raciocínio, resolução de problemas, compreensão, etc. A partir do momento em que nascemos, investe-se muito no desenvolvimento do nosso intelecto.
O emocional:
A segunda parte é o nosso emocional, a nossa essência, que nos fornece sensibilidade e se manifesta por meio das nossas emoções. Ele define a nossa personalidade e nos ajuda a experimentar sentimentos como: alegria, realização pessoal, paz e amor, assim como: tristeza, medo, ansiedade e muitos outros. De todas as três partes, o emocional é o que tende a receber menos cuidado, e por isso sofre mais.
O corpo:
E, por fim, temos a parte que conseguimos logo identificar, que é o corpo. Ele age como um recipiente que carrega os outros dois componentes. Por ser tocado e visto, é o que tende a receber mais cuidado. Para ter uma clara ideia do quanto se cuida do corpo, basta observar como muitos investem em dietas, exercícios físicos, cirurgia plástica e a saúde física em geral.
Veja que, embora cada parte tenha funções diferentes das outras duas, todas estão naturalmente ligadas. Por exemplo, a pessoa não pode sair de casa e levar apenas o corpo e o intelecto, e deixar o seu emocional em casa. Os três fazem parte de uma só pessoa e todos influenciam no nosso bem-estar.
Podemos observar essa ligação em situações do dia a dia. Por exemplo, quando se vê a foto de alguém que gosta muito, o corpo registra a imagem através dos olhos, o intelecto traz lembranças da pessoa, e o emocional sente saudades e afeto. Essa ligação é notável até quando dormimos. Quando se tem um pesadelo, por exemplo, o intelecto elabora a cena, o corpo desperta e grita e o emocional sente susto.
Ao entender esta constituição humana, podemos observar melhor como a depressão atua na vida de alguém.
Exercício Prático