Mistérios e os gatilhos sobre a doença

Fonte de Imagem: Adobe Stock

A depressão é causada tanto por fatores genéticos e biológicos, quanto por fatores externos. Portanto, é preciso ter muito cuidado ao discutir os gatilhos da doença

A depressão pode tanto surgir sem motivo aparente como ser a consequência de um evento importante, como divórcio, falência, perda de emprego ou morte de uma pessoa próxima. Estes acontecimentos são os chamados gatilhos: eles desencadeiam sentimentos de tristeza e, em certos casos, depressão.

Eventos stressantes. Situações difíceis podem funcionar como um gatilho. Para certas pessoas, terminar uma relação amorosa que durou poucos meses pode ser suficiente para desencadear uma depressão. A gravidade do evento em si tem pouco a ver com a gravidade posterior da doença, o facto de ter acontecido por si só já basta

Solidão. A solidão é outro gatilho da doença. Estar afastado da família ou como romper relações com os amigos, por exemplo, pode desencadear a doença em pessoas predispostas.

Consumo de álcool e drogas. Abusar de álcool e drogas, principalmente em momentos difíceis, é perigoso. Em épocas complicadas, há quem os utilize como válvula de escape, porém, o efeito é o inverso: acabam por iniciar ou piorar uma depressão.

Doenças crónicas. Problemas de saúde fatais ou de longa duração, como cancro ou doenças coronárias, têm o potencial de gerar depressão. Nesses casos, a condição é desencadeada pela necessidade de conviver com os sintomas e, também, pela falta de perspetiva de futuro.

Dar à luz. Até um evento tão alegre como o nascimento de um bebé pode ser um gatilho de depressão. Certas mulheres são particularmente vulneráveis a uma variação do transtorno chamada depressão pós-parto. A condição ocorre por uma combinação de condições biológicas e psicológicas, relacionadas às variações hormonais e às novas responsabilidades maternas.

Se estiver a sofrer de depressão, tiver pensamentos autodestrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, procure o Centro de Ajuda mais próximo, pois estamos aqui para ajudá-lo. Ligue-nos para a nossa linha de atendimento gratuito 24h: 218 368 008 ou pelo whatsApp: 918 617 038.

Fonte: medley.com.br

Fonte: sapo.pt

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
      Chelas, Lisboa