Expectativa ou Realidade

A vida como nós conhecemos pode ser vivida de duas formas, na expectativa ou na realidade.
Mas e se lhe disser que há uma terceira forma de viver?

A expectativa errada trás sempre decepção, principalmente expectativa errada sobre nós mesmos… e a tendência é nos tornarmos pessoas amarguradas, desconfiadas, isoladas ou negativas, podendo levar até mesmo à depressão. As pessoas sofrem sem esperança, porque as expectativas são as erradas.

É portanto necessário se agarrar aquilo que trás esperança, que é baseado em uma realidade que eu creio, que eu tenho esperança que vai acontecer positivamente. Daí a importância de na vida ter sonhos e objectivos pessoais realizáveis e não criar objectivos e sonhos ilusórios ou quase impossíveis de realizar.

Precisamos ser realistas esperançosos para não sermos nem demasiadamente realistas, nem demasiadamente expectantes nas coisas deste mundo, porque a realidade é que nada neste mundo é para sempre, as pessoas podem mudar, eu posso mudar, por exemplo, hoje eu gosto de viver na cidade, mas daqui a uns anos vou talvez gostar de viver no campo, nós não temos controle de nada, nem da nossa própria vida, mas temos sim como controlar as nossas reações a tudo o que nos acontece e prevenir e guardar a nossa saúde mental e emocional não sofrendo por antecipação.

Um dos fatores mais comuns para o início e desenvolvimento da depressão é exatamente isso, a expectativa errada sobra a vida, sobre si mesmo, sobre as pessoas ou então ser demasiadamente realístico e não conseguir ver o lado bom da vida.

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.
O nosso apelo hoje é para você procurar a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

[contact-form-7 id="20"]

Contactos

  • (+351) 910 094 252

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Egas Moniz, 485
    Porto, Portugal

  • Rua Doutor José Espírito Santo, 36
    Lisboa, Portugal