Esta semana assinalou-se o Dia Europeu da Depressão

Fonte de Imagem: Adobe Stock

Foi na terça-feira, dia 1 de outubro, que a doença do século teve particular atenção a nível europeu…

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a depressão já é considerada um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido, sendo uma das doenças psiquiátricas mais comuns.
Sintomas recorrentes de tristeza, de baixa autoestima, alterações no apetite, perda de interesse, insónias, perda de energia, entre outros… são os mais comuns.

Existem diversos fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento da depressão, como por exemplo o histórico, o familiar, o stress crónico, a ansiedade crónica, as disfunções hormonais, dependência de álcool e drogas, traumas psicológicos, doenças cardiovasculares, endocrinológicas, neurológicas, neoplasias, conflitos conjugais, entre outros.

O tratamento é importante para a prevenção do avançar da doença e a nível médico, nos tratamentos possíveis incluem-se os medicamentos antidepressivos e a psicoterapia. O suporte familiar e social é também um complemento importante do tratamento selecionado pelo médico.

Reconhecer que a depressão não é uma condição que desaparece por si só e que certamente não é sinal de fraqueza é uma necessidade e é algo que tem que se tornar cada vez mais real. No Centro de Ajuda, esta realidade é levada em conta, já que no leque de pessoas atendidas constam de ambos os sexos e de todas as idades. Por isso, se identificou algum dos sintomas citaos na sua vida, não perca mais tempo e procure-nos para um atendimento. Ligue-nos para a nossa linha de atendimento gratuito 24h: 218 368 008 ou pelo whatsApp: 918 617 038.

Fonte: dignus.pt

Envie-nos a sua mensagem

Contactos

  • 218 368 008

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
    Chelas, Lisboa