Em tempos de coronavírus, saúde mental fica cada vez mais em risco

Fonte de Imagem: Adobe Stock

Infelizmente, o número crescente de casos tem sido uma realidade verdadeiramente alarmante, dado que um dos fatores para este aumento tem sido o isolamento social

Para auxiliar pessoas que estejam a sofrer de depressão e com a solidão ou a enfrentar dificuldades emocionais durante a quarentena, foi criada uma lista com atitudes positivas para incorporar ao seu dia a dia:

Mantenha a rotina: tenha horário para acordar, horário para comer, horário para fazer home office, entre outras atividades. A rotina ajuda-nos a organizar o nosso mundo interno.

Deixe a casa limpa: tudo organizado mantém você ativo, então, arrume a cama, mantenha a casa arejada, louça lavada e roupas guardadas.

Comunique-se: ouça os outros, continue a conversar, fale das suas emoções, dos seus sentimentos. Se possível faça chamadas de vídeo, assim usamos os dois sentidos, visão e audição, e o isolamento fica menos difícil.

Não perca o bom humor: a leveza é necessária, ria de si mesmo, faça brincadeiras saudáveis. Cada vez que ficamos tensos, angustiados, o nosso organismo fica frágil e a nossa imunidade pode cair.

Cozinhe: invente pratos novos, faça aquela receita que você queria ter feito há tempos e não podia. Prepare um prato diferente para a família e, se morar sozinho, faça para si mesmo.

Atividade física: mesmo em casa, podemos exercitar-nos. Procure aplicações, sites, personal trainers online e redes sociais que possam ajudá-lo a treinar e a movimentar-se.

Sono: organize-se para que tenha um horário regular para dormir e para acordar.

Medite: meditar tem como finalidade equilibrar as emoções. A meditação oferece uma nova forma de lidar com o stress emocional, promovendo a paz. A prática tem como função treinar a mente, melhorar a atenção e, assim, não ficarmos suscetíveis à depressão, ao pânico e à ansiedade.

Se desconfia que esteja a sofrer de depressão, alimentar pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, procure o Centro de Ajuda mais próximo, pois estamos aqui para ajudá-lo.

 Ligue-nos para a nossa linha de atendimento gratuito 24h: 218 368 008 ou pelo whatsApp: 918 617 038

Envie-nos a sua mensagem

Contactos

  • 218 368 008

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
    Chelas, Lisboa