É possível superar o luto?

Desde cedo aprendemos sobre as etapas da vida, e sabemos que a morte é algo inevitável, mas ninguém está preparado para perder alguém que ama. Na verdade, não lidamos bem com as perdas, sejam de um familiar, um emprego, uma relação ou mesmo um bichinho de estimação. Nós fomos feitos para nos relacionar, criamos laços e quando esses laços são rompidos, sofremos, é natural. Não existe um tempo certo para viver o luto, nem há uma fórmula mágica para superar a dor da perda, cada pessoa é diferente, mas uma coisa é certa: é preciso saber a hora de seguir.

Para isso deixamos algumas sugestões para quem está a viver o luto:

📍 Não se isole: remoer pensamentos e sentimentos só faz aumentar a sua dor. Ao invés disso, procure passar tempo com quem também compartilha da sua perda.

📍 Não tente ignorar a realidade: a negação é uma fase do luto que precisa ser ultrapassada. Nada pode mudar o que aconteceu, mas como lidamos com isso, sim. Fale da sua perda, relembre os momentos bons, reveja fotos. Isso pode ser doloroso a princípio, mas é necessário enfrentar a dor, para então chegar à cura.

📍 Não precisa punir-se: é comum pessoas a passar pelo luto, pensarem que não têm direito a serem felizes novamente, como se estivessem a trair a pessoa que perderam. Sentem-se culpadas ao pensar em seguir. Isso é um grande engano, o fato de seguir com a sua vida, não muda a importância e o amor que dedicou a quem se foi.

📍 Faça algumas mudanças: seja dentro de casa, seja na sua rotina. Faça algo novo, isso dar-lhe novas expectativas e ajuda a sua mente a tirar o foco da dor. Plante uma horta, cuide do jardim, pinte um quadro, faça um curso, uma ação social, em fim, encontre algo que lhe dê esperança e que lhe traga prazer e alegria.

Esses são alguns passos simples, mas que podem fazer uma grande diferença na sua vida. E se deseja alguém com quem conversar entre em contacto connosco.

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.

O nosso apelo hoje é para que você procure a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal