Dia Mundial da Saúde Mental

O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o propósito de aumentar a consciência global sobre questões ligadas à saúde mental e mobilizar esforços para promover melhores condições de prevenção, apoio e tratamento.
É uma data que nos faz olhar para além do físico e reconhecer que o bem-estar emocional é parte essencial da vida, temos que cada vez mais entender que cuidar da mente é tão importante como cuidar do corpo.

Segundo o INE, em 2024 32% da população portuguesa com 16 ou mais anos apresentou sintomas de ansiedade generalizada, sendo que 10,4% desses casos eram sintomas graves, como ataques de pânico ou palpitações; as mulheres reportaram mais sintomas (38,2%) comparado aos homens (24,7%), e no nível mais grave os valores são de 14,1% nas mulheres contra 6,2% nos homens.

Também foi apurado que 53,6% das pessoas avaliam o seu estado de saúde como “muito bom ou bom”, o valor mais alto registado nos últimos 20 anos.

Neste dia, queremos lembrar-lhe que o silêncio é algo pesado e que procurar ajudar não é sinal de fraqueza, por isso, nós estamos aqui disponíveis para ouvir-lhe e ajudar-lhe. Desabafe connosco.

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.
O nosso apelo hoje é para você procurar a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

[contact-form-7 id="20"]

Contactos

  • (+351) 910 094 252

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Egas Moniz, 485
    Porto, Portugal

  • Rua Doutor José Espírito Santo, 36
    Lisboa, Portugal