Depressão: suplementos revelam-se ineficazes

Fonte de Imagem: Adobe Stock

Mais de mil pessoas de quatro países europeus participaram de um estudo que teria o objetivo que estudar a capacidade dos suplementos alimentares na prevenção da depressão

Publicado na revista científica “JAMA” e noticiado pelo Jornal de Notícias, os resultados do estudo foram bastante conclusivos. Os investigadores quiseram testar se a toma de suplementos nutricionais ou alimentares, como o zinco, o selénio, o cálcio ou a vitamina D, tinham impacto na prevenção de depressão major.

Os participantes no estudo, todos com excesso de peso e identificados como apresentando “risco elevado” de depressão, foram divididos em grupos distintos, sendo acompanhados durante um ano. O primeiro grupo tomava diariamente um suplemento alimentar que continha ómega 3, cálcio, ácido fólico, vitamina D, zinco, selénio e outra parte tomava apenas um placebo. Metade dos participantes recebeu também uma intervenção para mudança do seu estilo de vida e adoção de comportamentos mais saudáveis.

Durante o acompanhamento de 12 meses, 10% dos mais de mil participantes desenvolveram depressão, num total de 105 pessoas. Desses 105 que desenvolveram depressão, 25 estavam no grupo que apenas tomava placebo, 26 tomavam placebo e recebiam terapia de grupo, 32 eram do grupo da toma de suplemento alimentar sem terapia e 22 combinavam suplementos com terapia de grupo. Os investigadores concluíram que nenhuma das estratégias influenciou ou afetou o desenvolvimento de depressão.

Para fugir a tratamentos que consideram que causam dependência como são os anti-depressivos, muitas pessoas procuram tratamentos alternativos, como os suplementos alimentares. Porém, a solução acaba por não ser tão simples assim, já que a depressão é uma doença mental que, gradualmente, vai debilitando a pessoa, devendo o tratamento começar pela mente. Na realidade, muitas vezes, as oscilações de humor, apelidados de “dias bons”, induzem a pessoa em erro, pensando que está curada… A cura da depressão é possível, e pode começar neste preciso momento para si, bastando que dê uma oportunidade à nossa metodologia!

Fonte: jn.pt

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
      Chelas, Lisboa