Depressão infantil detetada através da fala

Fonte de Imagem: zap.aeiou.pt

Cerca de 1 em cada 5 crianças sofre de ansiedade e depressão, contudo, quando estas têm menos de 8 anos é-lhes complicado expressarem o seu sofrimento emocional. Daí a importância do desenvolvimento por uma equipa de cientistas de um algoritmo, baseado em Inteligência Artificial, capaz de detetar sinais de ansiedade e depressão nos padrões de fala das crianças.

“O algoritmo foi capaz de identificar crianças com um diagnóstico de um distúrbio de internalização com precisão de 80%”, revelou Ryan McGinnis, principal autor do estudo publicado no Journal of Biomedical and Health Informatics.

O algoritmo em questão identificou oito características de áudio da fala infantil, mas três em particular foram destacadas como altamente indicativas de distúrbios de internalização: vozes de baixa frequência, com inflexões e conteúdo repetíveis e uma resposta mais aguda à buzina usada nas experiências com um grupo de 71 crianças. Tendo McGinnis salientado que estas características são muito semelhantes às que se podem esperar de alguém que sofre de depressão. “Uma voz profunda e elementos de voz repetíveis refletem o que pensamos quando falamos em depressão.”

Sintomas como a apatia, o isolamento, a tristeza, as alterações de sono e de apetite, a diminuição do rendimento escolar, entre outros, não devem ser ignorados pelos progenitores, pois podem indicar a presença de depressão infantil na criança. Se notou algum destes sintomas no seu filho, para além do constante estado de tristeza, não hesite em procurar a nossa ajuda e aconselhamento no Centro de Ajuda mais próximo.

Fonte: zap.aeiou.pt

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
      Chelas, Lisboa