Datas comemorativas e a Depressão

“Queria compartilhar o quanto eu me sinto triste nessas datas como o natal, o ano novo, ou mesmo o meu aniversário. É estranho para mim andar na rua e ver tudo decorado, um ambiente diferente do usual, as pessoas em restaurantes, a se distraírem, enfim. Não acho que nada disso seja errado, só fico triste por ver que no fim eu sou só uma pessoa que vai estar no quarto a ouvir música e consumir conteúdo inútil na internet. Trabalho em mim mesmo para no ano que vem eu mudar a minha realidade, e quem sabe no fim do ano que vem eu não sentir essa sensação estranha. Alguém mais se sente assim?” Comentário de um anónimo
Como percebemos no comentário acima, é muito comum para a maioria das pessoas em depressão ou pessoas necessitadas de cuidar da saúde mental, sentir uma enorme tristeza e uma sensação de estar deslocado em certas datas comemorativas ou em dias específicos que remetem a uma memória de alguém próximo que morreu, ou de alguém que não tem mais próximo de si, especialmente nesta época do ano, Natal e fim de ano, uma época que remete sempre a família e alegria.
Existe um tipo de depressão que é mais propícia de acontecer nestas épocas, a chegada dos dias mais curtos e cinzentos, aumenta o cansaço, a sonolência e a falta de motivação a nível geral. No entanto, não é apenas uma “tristeza de inverno”, para algumas pessoas evolui para depressão sazonal, uma depressão ligeira, associada a falta de luz e épocas festivas associadas a sentimentos de perda ou de solidão.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão sazonal é o problema de saúde mais prevalente na União Europeia, afetando cerca de 50 milhões de pessoas. As estatísticas revelam ainda que 11% da população irá sofrer um episódio depressivo ao longo da vida e que essa é a segunda maior causa de incapacidade.
Portugal ocupa a 5ª posição entre os países com mais casos – cerca de 8% dos portugueses estão diagnosticados com essa perturbação.
Na maioria das vezes essa tristeza começa quando chega próximo dessa data e se começa a passar pela cabeça da pessoa pensamentos do que aconteceu, de quem perdeu, ou de simplesmente não se sentir confortável com essa comemoração.

Nem todas as pessoas gostam de estar em grandes convívios, muitos são introvertidas e ao se verem “obrigadas” a comemorar algo que não faz sentido torna-se um peso, um fardo de ter que se esforçar para estar em convívio, ou mostrar felicidade ou mostrar que está bem, quando na verdade não faz sentido “fingir” uma comemoração, ou cumprir uma tradição até imposta pela sociedade em que vivemos.

O Natal, por exemplo, era uma data que não se comemorava há 100 anos atrás, foi algo inventado pela sociedade, para aproveitar o marketing do consumismo desses dias.

Então como lidar com estas datas ? Como lidar com a tristeza que se sente por causa de lembranças que vêm na mente, como se comportar em um ambiente que não se sente à vontade?

Em primeiro lugar seja você mesmo, nunca finja estar bem, ou force algo que não é natural de si mesmo.

Em segundo lugar datas são para deixar registo de algo que aconteceu e que não será esquecido, mas que não precisa ser revivido, mas pode ser reinventado, como por exemplo, se alguém querido para si morreu em uma certa data, a lembrança que deve ficar é dos momentos bons que viveram e do quanto aproveitou a companhia dessa pessoa em vida. E se não pode estar perto como gostaria, foque em ser melhor hoje como pessoa, para com as pessoas que você ama, e aprenda com o passado, mas não se culpe por não ter sido ou não ter tido mais tempo com aquela pessoa. 

E em terceiro lugar preencha a sua mente com coisas e pessoas que ama, que lhe fazem bem, e foque no seu presente para viver um melhor futuro.

E para lhe ajudar e dar apoio emocional temos o grupo saindo da depressão, que dispõe de colaboradores capacitados que lhe darão todos o apoio que precisa gratuitamente.  

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.
O nosso apelo hoje é para você procurar a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

[contact-form-7 id="20"]

Contactos

  • (+351) 910 094 252

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Egas Moniz, 485
    Porto, Portugal

  • Rua Doutor José Espírito Santo, 36
    Lisboa, Portugal