Como está o seu relacionamento consigo mesmo? Tóxico ou saudável?

Seja solteiro ou num relacionamento romântico, você é casado com uma pessoa de quem nunca poderá se divorciar… você mesmo! Desde a nossa infância, estabelecemos com nós mesmos, um relacionamento que vai durar mais do que todos os outros.

O seu relacionamento consigo mesmo é abusivo ou saudável?

Por definição, abuso significa causar dano ou tratar alguém com violência, desrespeito, crueldade ou força. Quando uma pessoa trata o seu parceiro de qualquer uma dessas maneiras, ela é abusiva. O abuso num relacionamento pode ser físico, sexual ou emocional. Ou pode ser tudo isso.

Muitas vezes temos o cuidado de procurar relacionamentos saudáveis, onde as pessoas não vão nos maltratar ou abusar. Trabalhamos duro para desenvolver habilidades de boa comunicação, demonstrar afeto e controlar a nossa raiva, para não acabar por ofender ou abusar dos nossos entes queridos. E, esperamos o mesmo em troca.

Mas, quando se trata do relacionamento consigo mesmo, muitos não estabelecem limites. Toleram deles mesmos, atitudes que não tolerariam dos outros.

“És tão estúpido!”
“És inútil!”
“Ninguém te quer!”
“És tão preguiçoso!”

Tem dito coisas tão horríveis para si mesmo? Pare!

Está a automutilar-se e a tratar o seu corpo de maneira que não aceitaria que os outros fizessem? Pare!

Tem negado afeto e autocuidado a si mesmo? Pare!

Trate-se bem, com carinho e com respeito! Para amar e receber amor dos outros, primeiro precisa amar a si mesmo. É este relacionamento, consigo mesmo, que definirá o padrão para todos os outros.

Como se amar e tratar como deve ser? Siga-nos nas nossas redes sociais, onde estaremos a dar dicas praticas ao longo deste mês, de como construir um relacionamento forte e saudável consigo mesmo!

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.

O nosso apelo hoje é para que você procure a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal