Como ajudar um familiar que sofre com depressão

O toque e o diálogo são mágicos. Abraçar e conversar espontaneamente rompe os laços da solidão e pode regatar o sentido da vida

“Conversar é falar sobre o mundo que nos cerca, dialogar é falar sobre o mundo que somos”, diz Augusto Cury. Às vezes, propomos tantos assuntos e atividades para animar um familiar com depressão, falamos sobre o que acontece no mundo, mas calamo-nos sobre o que se passa no nosso interior…

DICAS?!

Poderíamos aqui enumerar várias dicas para ajudar um familiar com depressão. Mas queremos falar da mais prática dentre elas: SABER OUVIR!  Quem pensa em pôr fim à própria vida, na verdade quer acabar com a sua dor, sofrimento, conflitos, com a solidão que perturba…. Por isso, para ajudar é necessário sermos capazes de escutar sem preconceitos; é preciso entrar no mundo da pessoa, colocar as lentes com que ela vê a vida, olhar nos olhos, ouvir! O contato humano é um dos melhores tratamentos para uma doença como a depressão. Mas lembre-se de que, para ajudar são necessárias paciência e perseverança.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a epidemia silenciosa da depressão. Perceber como funciona a mente de uma pessoa deprimida pode ser o primeiro passo para ajudá-la.

Obter ajuda está APENAS A UM PASSO!

O nosso apelo hoje é para que você procure a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal