COMO ADOTAR A METODOLOGIA SMART NA SAÚDE MENTAL…

Não se vence uma guerra sem nenhuma estratégia pré-definida e eficaz. Da mesma forma, para vencer a depressão, ansiedade ou um conflito emocional, não se pode atacar como quem bate no vento. É muito importante estabelecer metas realísticas. Com a metodologia SMART, o risco de fracasso diminui significativamente, porque ajuda a estabelecer metas concretas, que não deixam espaço para suposições ou dúvidas. Então, como funciona o método SMART?

O acrónimo SMART trata-se de cinco palavras, em inglês, que são a chave para tornar o seu objetivo em uma meta atingível: Specific (específico), Measurable (mensurável), Achievable (alcançável), Relevant (relevante) e Timely (temporal). Para ser praticamente à prova de fracasso, uma meta deve ser sujeita a esses cinco critérios simultâneos:

Específico (S) – Ela deve ser bem-definida, clara e sem ambiguidades. Ou seja, não deve deixar espaço para interpretação.

Mensurável (M) – Tenha critérios exatos para avaliar o seu resultado. Como medirá o seu progresso?

Alcançável (A) – Pensar grande é ótimo, mas a sua meta deve ser atingível e não impossível de alcançar. Caso contrário, nunca experimentará a sensação de dever cumprido e se sentirá frustrado.

Relevante (R) – Ela deve ser relevante para si e encaixar-se no seu propósito de vida. Porquê é importante para si? Como irá contribuir para a sua vida?

Temporal (T) – Defina uma data de início e término. Se a sua meta não tiver prazo, não haverá motivação para alcançá-la.

Vamos ilustrar como o método SMART pode ser aplicada na luta contra a depressão. Digamos que tenha dificuldade de dormir bem a noite e resolva fazer algo a respeito. Em vez de dizer: “Preciso de dormir melhor”, prefira dizer:

S: Vou dormir 8 horas por dia, das 22h00 às 6h00. Não usarei o meu telemóvel ou qualquer outro aparelho eletrónico a partir das 21h00. Nesse período, me deitarei após tomar um banho e apagarei todas as luzes do quarto.

M: Vou marcar a hora que entrar na cama para dormir e a hora que eu acordar, para saber quantas horas consegui dormir.

A: Farei isso 2 vezes na semana.

R: Isso fará bem para a minha saúde mental e produtividade no trabalho.

T: Farei isso por um período de um mês.

Metas SMART que podem ser facilmente alcançadas o ajudarão a efetuar mudanças positivas em sua vida e assim começará a sentir-se muito melhor!

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal