Borderline Silencioso

Já deve ter ouvido falar acerca do transtorno de personalidade Borderline, muitas vezes confundido com Bipolaridade.
Mas o transtorno de personalidade borderline é caracterizado por um padrão generalizado de instabilidade e hipersensibilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na autoimagem, flutuações extremas de humor e impulsividade. Sendo importante mencionar que diagnóstico deve ser feito por critérios clínicos e sempre com apoio profissional.
Estima-se que existem em Portugal 200 mil pessoas que sofrem da perturbação da personalidade ‘borderline’, uma doença que constitui um grave problema de saúde pública, mas que é incompreendida, mal diagnosticada e maltratada. E que uma em cada 10 pessoas que sofre de perturbação da personalidade ‘borderline’ suicida-se ainda jovem.
É importante alertarmos para este tipo de transtorno que se caracteriza principalmente por um vazio, uma crise existencial, que gera na infância, adolescência e fase adulta uma dependência emocional muito forte em relacionamentos, sejam amorosos, familiares, amizades, são pessoas que não sabem lidar com a rejeição, têm sempre uma sensação de abandono e incompreensão que leva a irritabilidade, mudanças de humor repentinas, afetando o dia a dia, o sono, a saúde e a vida no geral.
Muitos dos que sofrem com este transtorno inconscientemente tornam-se dependentes de substâncias ilícitas (drogas, álcool, etc.) para tentar preencher esse vazio na alma.
Se se identificou ou conhece alguém com estas características, o grupo saindo da depressão está à sua disposição de forma completamente gratuita.