Até que ponto a ansiedade é normal e quando é que se torna patológica?

É comum ao longo da vida, enfrentarmos situações que irão gerar ansiedade. Como uma noiva a preparar-se para o casamento, uma mãe à espera do nascimento do seu filho, uma viagem de sonhos, um emprego novo, uma apresentação importante. Sentir-se ansioso em algumas ocasiões é uma reação natural do ser humano, principalmente em situações que geram expectativa, medo ou apreensão. Nesses casos um pouco de ansiedade é normal, pois há uma causa, é temporária, pouco frequente e não interfere na vida na totalidade, seja pessoal, social ou profissionalmente.

A ansiedade deixa de ser normal, ou seja, passa a ser patológica quando é excessiva e constante, quando não há um motivo que a justifique e quando se torna incontrolável, interferindo assim na qualidade de vida da pessoa. Esse excesso de ansiedade pode desencadear sintomas que vão desde tremores, transpiração excessiva, sensação de falta de ar, irritabilidade até situações mais complexas como angústia, preocupação excessiva, pensamentos intrusivos e insónia, entre outros. O que a longo prazo pode trazer grandes prejuízos à saúde física com as doenças psicossomáticas.
Por isso é necessário atentar para os seus níveis de ansiedade e perceber até que ponto é aceitável e quando é hora de fazer algo a respeito e pedir ajuda.

Mas, antes que a ansiedade chegue num nível mais avançado, praticar alguns hábitos saudáveis podem contribuir para o seu bem-estar. E para ajudar-lhe, deixamos alguns exemplos:

• Organize-se, parece simples, mas organizar o seu dia pode fazer uma grande diferença na realização das suas tarefas, diminuindo as hipóteses de deixar coisas importantes pro dia seguinte.

• Pratique alguma atividade física, encontre algo que se encaixe na sua rotina e que seja prazeroso para si, uma caminhada ao ar livre é uma boa opção para liberar endorfina e aliviar as tensões do dia.


• Alimente-se bem, pode não parecer, mas uma alimentação saudável também contribui para uma mente mais leve.


• Cuide do seu sono, tenha hora certa para dormir e elimine coisas que atrapalham o seu sono, como o uso dos ecrãs antes de ir para cama.


• Tenha um olhar mais grato e mais atento para o que é bom, por mais simples que seja e tire o foco do que é mau.

E lembre-se, cuidar de si mesmo é importante, não deixe para depois. Estamos aqui para ajudar-lhe nesse processo! Contacte-nos.

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.

O nosso apelo hoje é para que você procure a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal