Aplicações de relacionamento? O que têm a ver com a Depressão?

O grande desejo comum à maioria das pessoas é sentir-se amado. Na tentativa de fugir à solidão, cada vez mais homens e mulheres recorrem aos sites de relacionamento amoroso

Cada vez mais as pessoas recorrem às plataformas digitais para encontrar o amor, ignorando os riscos e perigos deste tipo de busca. Em boa verdade, o mundo virtual é uma verdadeira cortina de fumo, que pode esconder muita coisa.

ILUSÃO X REALIDADE

Nos relacionamentos em que há convivência física é mais fácil perceber quem o outro é, e se há a afinidade necessária. Essa possibilidade não existe no contexto virtual, onde revela-se apenas aquilo que se quer mostrar. Especialistas afirmam que a mente, por não ter uma informação verdadeira como a que teria pessoalmente, tende a idealizar e criar uma figura irreal do outro.

SAÚDE MENTAL

Muitas pessoas não têm noção do impacto psicológico provocado pelas relações virtuais. Algumas delas, muitas vezes já com problemas de insegurança resultantes de complexos pessoais ou traumas do passado, envolvem-se a um nível tal, que não conseguem depois lidar com o fracasso. Os especialistas alertam que o facto de não encontrar o par ideal pode levar à frustração e, consequentemente a uma tristeza profunda, pois passam a ver-se como falhadas, incapazes de ter uma relação, inadequadas. É ainda fundamental perceber que quem procura um “match” corre um grande risco de cruzar-se com uma pessoa comprometida, predisposta a ser infiel ao parceiro. Tudo isso afetará negativamente a autoestima de quem procura realmente o amor. Existe anda o esgotamento emocional, na medida em que pode ser muito cansativo ver diversas fotos e ficar na expectativa do “match” perfeito.

ABUSOS E JULGAMENTOS

Existem muitos relatos de experiências traumáticas, principalmente por parte das mulheres, que passam a ser vítimas de assédio e abuso nas plataformas. Um perigo não apenas físico, mas também emocional, a que muitas mulheres, com a melhor das intenções, acabam por se submeter.

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal