A doença do século

As doenças e as perturbações mentais tornaram-se, nos últimos anos, numa das principais causas de incapacidade física para o trabalho.

As estatísticas são claras quanto ao aumento dos casos de depressão no mundo. A pandemia, e o seu impacto socioeconómico na vida das pessoas, é uma das principais causas deste aumento.

Estima-se atualmente que cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Portugal é o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa.

Mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (*). A Organização Mundial da Saúde, aponta o transtorno como o a segunda causa de incapacidade física para o trabalho, e a que mais contribui para as mortes por suicídio, que chegam a 800 mil por ano em todo o mundo ().

Em Portugal, a doença chega a matar mais do que o cancro da mama. Pedir ajuda ainda é difícil. Muitas pessoas não o fazem, pois temem
o estigma da sociedade.

Nisto, afundam-se cada vez mais, nos seus próprios pensamentos irreais. Talvez precisem apenas que alguma mão amiga lhes seja estendida, seja através de uma palavra, ou até mesmo de um panfleto ou jornal.

(*) Fonte: Site Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde mental
(**) Fonte: publico.pt

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 910 094 252

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Egas Moniz, 485
      Porto, Portugal