Medo dos rumores de crise económica devido à guerra?

O medo é um sentimento comum a todo o ser humano, principalmente quando afeta o nosso bem-estar e da nossa família e nos faz ter receio pelo futuro.

Vivemos numa sociedade hiperinformada, que por facilidade de conexão mundial, através da internet e outras tecnologias, conseguimos saber do que se passa no mundo inteiro sentados confortavelmente no sofá da nossa casa.

Diante de tantas notícias diárias sobre o efeito GIPI: Guerra, Inflação, Pandemia e Inverno, são muitos os rumores de uma crise económica não só a nível nacional, mas mundial.

E quando nos apercebemos que o medo tenta dominar as nossas escolhas de vida, e tenta sufocar quem somos, precisamos de apelar à nossa inteligência, porque o medo nada mais é do que um instinto de defesa que, muitas vezes, nos prende, limita, mas a inteligência e experiência de vida vai-nos ajudar a vencer e enfrentar esses medos.

Como?

Basta olhar para o que já passámos ao longo da nossa vida. De há dois anos para cá vivemos uma pandemia, estivemos isolados da nossa família e até perdemos pessoas queridas. Uma pandemia que afetou a nossa frágil economia, agravada pela guerra na Europa que levou a um aumento inevitável da inflação…, mas, vamos pensar…. Quantos invernos frios já vivemos? Quantas dificuldades já superámos? Quantas más notícias já recebemos?

O jornalista Tiago Correia, numa matéria para a SIC notícias, fala sobre esta aprendizagem: “Temos o dever de ter aprendido alguma coisa, com o objetivo de antecipar medidas, conhecer efeitos, saber o que funciona e o que não funciona. Falar na riqueza das aprendizagens é uma manifestação de respeito pelo sofrimento que, de uma forma ou de outra, todos sentimos.”

Em conclusão, mediante as más notícias, a diferença está na forma como eu encaro ou reajo a estas notícias e rumores, com fé ou com medo. Podemos sempre fazer do limão, uma limonada e aprendermos e desenvolvermos como pessoas, na família e na sociedade para o bem de todos, começando por nós mesmos.

A escolha é minha, é sua, é de cada um de nós.

O grupo Saindo da Depressão faz-se presente, não só para questões da depressão, mas presta sempre apoio em momentos difíceis da vida, como de medo, ansiedade, preocupação, com palavras de ânimo e força e com um acompanhamento totalmente gratuito, visando o seu bem-estar e saúde mental.

Pode contactar o nosso grupo 24h por dia no site ou por outros meios de comunicação.

Fonte: Sic Notícias – Efeito GIPI: Guerra, Inflação, Pandemia e Inverno

Se sofre de depressão, entre em contacto connosco.

O nosso apelo hoje é para que você procure a nossa equipa de apoio. Envie-nos uma mensagem pelo formulário ou um dos meios de contacto abaixo.

Envie-nos a sua mensagem

[contact-form-7 id="20"]

Contactos

  • 910 094 252

  • 218 368 008

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Egas Moniz, 485
    Porto, Portugal