Muitas pessoas questionam-se se a depressão terá ou não cura já que a mesma, na sua génese, é definida como uma doença crónica.
Podem afetar qualquer pessoa, de qualquer idade, mas estão mais associadas aos
grupos etários de idade mais avançada. Mas, porque motivo são descritas como “crónicas”? Porque são doenças para as quais ainda não foi descoberta a sua cura, apesar de terem sido criados tratamentos que tornam possível viver-se com elas.
MAS O QUE É?
A doença crónica, não é por si só, uma doença. Esta é a designação que é atribuída a um grupo de doenças que apresentam determinadas características. E quando é que considera uma patologia como crónica? Quando tende a ser de longa duração e envolve fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais.
A INCAPACIDADE QUE A DEPRESSÃO GERA
Tristeza, fadiga, solidão, sentimento de culpa, ruína, perda de apetite, sensação de inutilidade e incapacidade de desfrutar das coisas… são estes alguns dos sintomas da depressão, que pode dever-se a problemas pessoais, familiares,
laboratoriais, mas, por vezes, não é identificada uma causa. O tratamento mais recomendado pela medicina é o farmacológico, que na maioria dos casos entorpece o paciente, mas acaba por não ser a cura para a doença.