O importante papel do homem na depressão pós-parto

Fonte de Imagem: activa.sapo.pt

Estima-se que este problema afete entre 5 a 18% das mulheres nas sociedades industriais e até 30% nos países em desenvolvimento. Mas não são só as mães a serem atingidas pela depressão, pois este é um problema que acaba por afetar toda a família.

No entanto, investigadores da Universidade Bar-Ilan, em Tel Aviv (Israel), trazem alguma esperança para as famílias atingidas pela depressão materna, pois chegaram à conclusão que a existência de uma relação forte entre pai e filho poderá ajudar a minimizar os efeitos negativos deste problema.

Os cientistas estudaram um grupo de mulheres deprimidas durante o primeiro ano após terem dado à luz e, de novo, quando as crianças faziam seis anos. Tendo descoberto que as mães deprimidas estavam menos sintonizadas com as necessidades dos filhos e prontas a assumir tarefas que as crianças poderiam desempenhar de forma independente. Mas quando os pais eram capazes de agir de forma sensível e de envolver os seus filhos socialmente, “atenuam o transbordar da depressão materna para o ambiente familiar,” esclareceu Ruth Feldman, autora do estudo em questão.

A melancolia da maternidade aparece em algumas mulheres por volta do terceiro dia depois do parto e é caracterizada por um estado de fragilidade e hiperemotividade, sendo o choro e a tristeza  acompanhados por sentimentos de falta de confiança e de incapacidade para cuidar do bebé. Já a depressão pós-parto ocorre depois de umas duas semanas, quando os sentimentos depressivos persistem e desencadeia um quadro depressivo durante os três primeiros meses depois do parto. Geralmente, manifestam-se sentimentos de incapacidade de cuidar do filho e dificuldades para enfrentar a nova configuração da estrutura familiar. Entre os sintomas mais comuns estão os sentimentos de culpa, os transtornos do sono, as flutuações de humor com grande tendência a tristeza e a ausência de sintomas psicóticos.

Se a sua esposa revelou algum destes sintomas, para além de ela poder contar com a sua ajuda, traga-a para procurar o nosso aconselhamento e apoio no Centro de Ajuda mais próximo! Estamos prontos a ajudar a sua família a recuperar a alegria para poderem viver juntos esta nova e gratificante experiência da parentalidade juntos!

Fonte: activa.sapo.pt

Envie-nos a sua mensagem

    Contactos

    • 218 368 008

    • apoio@saindodadepressao.pt

    • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
      Chelas, Lisboa