7 passos para ajudar um amigo com depressão

Fonte de Imagem: Adobe Stock

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão aflige cerca de 322 milhões de pessoas – números que tendem a subir exponencialmente nos próximos anos

Números reais apontam que Portugal é o país da Europa com a taxa de depressão mais elevada e o segundo no mundo, sendo ultrapassado apenas pelos EUA. Por isso, quando um amigo ou familiar está deprimido, o que pode ser feito para ajudá-lo a sair da depressão ou pelo menos a enfrentar a condição são pequenas atitudes que podem fazer toda diferença. A publicação especializada norte-americana Medical Daily divulgou algumas dicas que podem ajudar a conviver com uma pessoa deprimida e ao mesmo tempo ajudá-la:

1. Entenda o que é depressão
A depressão é um distúrbio emocional que necessita de tratamento médico. Todavia, no dia a dia, uma boa conversa com um amigo também pode contribuir para um dia melhor.

2. Mostre que se preocupa com a dor do outro
Não importa o motivo que tenha originado a depressão, a melhor forma de demonstrar que se preocupa é perguntar como ele está e como se tem sentido nos últimos dias.

3. Reserve tempo para estar com ele
É normal uma pessoa deprimida querer se afastar dos outros e preferir ficar sozinha em cada. Pode oferecer-se para ir a sua casa ou para se encontrarem para ir a um local calmo, em onde possam estar em contacto com a natureza.

4. Entenda os seus sentimentos
Quando uma pessoa está deprimida e alguém pergunta se está tudo bem, pode ser que a resposta seja uma enxurrada de problemas. Uma boa postura nesse momento, é saber dizer palavras de conforto como “lamento”, ou “eu imagino o tamanho da tua dor”.

5. Mantenha-se em contacto
O melhor momento para conversar é cara a cara. Mas, ao longo do dia poderá enviar mensagens de voz, emoticons ou pequenas mensagens escritas pelo messenger ou whatsapp, por exemplo.

6. Leve-lhe comida
Quem sofre de depressão pode comer em excesso ou pode simplesmente passar o dia sem comer absolutamente nada. Nenhuma das duas opções é saudável, por isso pode levar-lhe por exemplo uma sanduíche saudável.

7. Caminhe com ele
Uma caminhada de meia hora ao ar livre é uma excelente forma de encontrar tempo para conversar, melhorar a autoestima e estimular a libertação de serotonina (a hormona da felicidade).

No Centro de Ajuda tem vindo a ser realizado um trabalho de apoio junto das pessoas que sofrem de depressão. Se deseja saber mais sobre o mesmo, procure-nos na Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36, através do número de atendimento gratuito 24h: 218 368 008 ou pelo whatsApp: 918 617 038.

Fonte: noticiasaominuto.com

Envie-nos a sua mensagem

Contactos

  • 218 368 008

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
    Chelas, Lisboa