1 em cada 5 tem depressão: conheça os sinais de alerta!

Fonte de Imagem: ativosaude.com

A depressão na adolescência muitas vezes é entendida como um drama da “aborrescência”, o que torna o transtorno particularmente perigoso nessa fase da vida

A cada cinco adolescentes, um sofre de depressão. Mas, o que é de facto a depressão? É um transtorno que tem origem no desequilíbrio de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, como a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O problema costuma ter cunho genético e pode afetar pessoas de quaisquer idades, gerando graves prejuízos aos âmbitos social, profissional e amoroso.

Muitos pais ficam confusos com a possibilidade de os seus filhos terem depressão, pois acham que a tristeza e o isolamento são passageiros e comuns na idade. Mas, para diferenciar o distúrbio de sentimentos naturais e inofensivos, mais vale ficar de olho em sinais de alerta, como os que se seguem.

Sinais de depressão na adolescência:

– Tristeza profunda por mais de duas semanas

– Desinteresse por tudo

– Mudanças bruscas no apetite e no rendimento escolar

– Autoestima baixa

– Afastamento do convívio com amigos e familiares

Na presença de um ou mais sinais de depressão na adolescência, é recomendado que procure ajuda. Se o seu filho(a) estiver a sofrer de depressão, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém, procure o Centro de Ajuda mais próximo, pois estamos aqui para ajudá-lo. Ligue-nos para a nossa linha de atendimento gratuito 24h: 218 368 008 ou pelo whatsApp: 918 617 038.

Fonte: ativosaude.com

Envie-nos a sua mensagem

Contactos

  • 218 368 008

  • apoio@saindodadepressao.pt

  • Rua Dr. José Espírito Santo, Nº 36
    Chelas, Lisboa